Rede estadual retoma aulas presenciais nesta segunda-feira, dia 3

  • 03/05/2021
  • 0 Comentário(s)

Rede estadual retoma aulas presenciais nesta segunda-feira, dia 3

As escolas da Rede Estadual de Educação iniciaram o retorno às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (3/5) em todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), retornam às atividades presenciais, inicialmente, as escolas de Educação Infantil e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Na rede pública estadual, o retorno das aulas ocorre no modelo híbrido de ensino. Com atividades presenciais e remotas por meio da plataforma Google Sala de Aula.

A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

Investimento em EPIs e nas escolas

No ano passado, foi publicada uma portaria conjunta entre Seduc e Secretaria da Saúde do Estado onde constam todas as orientações para a realização de atividades presenciais nas escolas. Somado a isso, o governo do Estado adquiriu e entregou mais de R$ 15 milhões em EPIs e materiais de higienização para todas as escolas da rede pública estadual.

Ao todo, o Estado dispôs de investimento extra de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção, e contratação de professores e servidores (serventes e merendeiras).

Estes materiais e toda a estrutura montada pelo Estado em 2020 serão utilizadas no ano letivo de 2021.

Escolas que não estiverem em conformidade com os protocolos e orientações do governo do Estado não terão autorização para receber estudantes presencialmente.


ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS
- Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes.
- As salas de aula deverão ter circulação de ar.
- Todos os espaços da escola com circulação de pessoas deverão ser higienizados, com atenção especial para as superfícies que são tocadas frequentemente (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário.
- Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza, como materiais escolares ou alimentos, durante a realização de suas atividades presenciais.
- O percentual de ocupação de cada escola será diretamente relacionado à área útil do ambiente escolar, respeitando o distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metro (o que condiz com teto de ocupação de 1 pessoa a cada 2,25 metros quadrados de área útil).

Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual:
• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino Técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com somente Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

Fonte: Governo do Estado / Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc / Edição: Secom

Foto: Reprodução/ Freepik


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Silva part. Ludmilla

Um pôr do sol na praia

top2
2. Os Barões da Pisadinha part. Xandi Avião

Basta você me ligar

top3
3. Marília Mendonça

Deprê

top4
4. Gusttavo Lima

Espetinho

top5
5. Zé Vaqueiro

Letícia

Anunciantes