Rede Nacional é criada no 1º Encontro Brasileiro de Geoparques
- 06/06/2023
- 0 Comentário(s)
Garantidos como territórios da Rede Mundial de Geoparque da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul têm promovido ações para potencializar ainda mais suas localidades.
No último domingo (4), foi realizado o 1° Encontro Brasileiro de Geoparques, no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. Autoridades estaduais, regionais e locais e representantes de outros geoparques do país estiveram no local com o objetivo de construir conexões, trocar experiências e qualificar ainda mais os projetos envolvidos.
Nesta segunda-feira (5), também como parte do 1º encontro em que o município de Agudo esteve presente, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi palco de várias atividades entre os participantes. Na ocasião, foi oficializada a criação da Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da Unesco, na presença dos cincos representantes dos Geoparques: Quarta Colônia, Caçapava do Sul, Seridó, Araripe e Caminhos dos Cânions do Sul.
Em entrevista, a geógrafa e diretora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, destacou a importância da iniciativa:
"Desde 2010, eles estão trabalhando nisso. Mas como era só um Geoparque, era difícil. Em dois anos, vieram mais quatro. Agora, faz mais sentido e dá mais força para a iniciativa".
Além dos geoparques Quarta Colônia e Caçapava, o Rio Grande do Sul conta com o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Em 2019, a comissão encaminhou a Unesco o dossie com mais de 50 pontos, distribuidos em municípios localizados na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O parque recebeu a certificação em abril de 2022.
Com sistema de coordenação alternada, a gestão da Rede Nacional será do geoparque Quarta Colônia até o final de 2023. O próximo Encontro Brasileiro de Geoparques ocorrerá em Seridó (RN), em 2024.
Foto: Reprodução