"Nós temos que buscar um novo equilíbrio mundial", diz Professor Ladislau Dowbor
- 05/10/2023
- 0 Comentário(s)
No começo do mês de setembro, no dia 9, o programa Prosas e Versos entrevistou por telefone uma das maiores referências da economia mundial, o Professor Ladislau Dowbor, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). De origem polonesa, é formado pela Universidade de Lausanne, na Suíça, Doutor em Ciência Econômica, já tendo atuado como consultor da Organização das Nações Unidas (ONU). É autor de diversas obras e estudos quanto ao desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
Logo em sua primeira fala o Professor Ladislau destaca o contexto e os rumos da atual economia global: “nosso problema não é propriamente econômico no sentido da falta de recursos. O PIB (Produto Interno Bruto) do planeta do ano passado foi de 100 trilhões de dólares, dividindo pela população (8 bilhões), isso dá, aproximadamente, 4 mil e 200 dólares por mês por família de quatro pessoas. Convertendo para reais, o valor é de 20 mil por família de quatro pessoas”. Assim, Dowbor defende a ideia de uma melhor distribuição do que é produzido pela população, assim como de que haja uma produção mais sustentável que não traga tantos efeitos ao meio ambiente.
O Professor Ladislau argumenta que o sistema atual – capitalismo – funciona apenas para os países do chamado G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), o que representa apenas 15% da população mundial. Dessa forma, Dowbor explica que os 85% restantes estão buscando formas de reformular essa lógica que vigora atualmente: “os chamados países em desenvolvimento ou de terceiro mundo estão, simplesmente, cansados de dar suporte a um sistema que trava o seu desenvolvimento”. Assim, finaliza dizendo que “nós temos que buscar um novo equilíbrio mundial, e esse equilíbrio mundial envolve, justamente, um enfrentamento dos dramas ambientais, mas também dos dramas da desigualdade”.
O trecho acima descreve apenas alguns pontos dessa entrevista com o Professor Ladislau Dowbor que ainda tratou de dividas das famílias no Brasil, taxas de juros de empréstimos bancários, paralisação da economia, novos meios de produção, ferramentas para desenvolver a economia local e taxação de fluxos financeiros internacionais e das grandes fortunas.
Conheça mais do trabalho do Professor Ladislau no site https://dowbor.org/.
Ouça a entrevista na íntegra no link: https://on.soundcloud.com/2WaU9
Foto: Reprodução