Inaugurada Sala das Margaridas em Faxinal do Soturno
- 01/12/2023
- 0 Comentário(s)
Com um ambiente reservado, acolhedor e com atendimento especializado, o projeto da Sala das Margaridas, que começou pela capital no ano passado, foi inaugurado em Faxinal do Soturno na tarde de quinta-feira, 30 de novembro. Localizada na Delegacia de Polícia Civil de Faxinal do Soturno – Avenida Vicente Pigatto, 249 -, é um espaço preparado para acolher e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo da violência.
A abertura oficial da sala contou com a presença das autoridades: Delegado Eduardo Flores Machado, titular da Delegacia de Faxinal do Soturno, Delegado de Polícia Regional Sandro Luís Meinerz, Juiz da Comarca de Faxinal do Soturno Dr. Rodrigo Aita, Promotor Dr. Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior; Prefeito Clovis Alberto Montagner,Presidente da Câmara de Vereadores do Município Lisandra Locatelli e Secretários Municipais.
O Delegado Eduardo Flores Machado, titular da Delegacia de Faxinal do Soturno, destacou a importância do novo espaço para atendimento das mulheres, com um acolhimento diferenciado, especializado e humano, mediante às situações de vulnerabilidade das vítimas. O projeto da Sala das Margaridas de Faxinal do Soturno foi possível através da união de esforços da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), composta pela Psicóloga do Fabiane Schott e do Assistente Social Rafael Almeida, além disso contou com a colaboração da arquiteta para a elaboração do projeto Verônica Tessele. Os recursos foram oriundos do CREAS, da Secretaria de Assistência Social, com apoio da gestão do Município.
O Delegado de Polícia Regional Sandro Luís Meinerz, ressaltou a relevância da Sala das Margaridas para a comunidade, já que se trata de um espaço apropriado, respeitando, assim, a situação de vulnerabilidade emocional das vítimas. A Sala das Margaridas é ambiente próprio para acolher e encorajar as vítimas a denunciarem seus agressores, onde também serão postuladas as medidas protetivas e encaminhadas as vítimas a rede de proteção.
O Prefeito Clovis Alberto Montagner destaca que Faxinal do Soturno avança no acolhimento às mulheres vítimas a violência doméstica com a Sala das Margaridas, uma vez que vai trazer conforto e acolhimento para que as mulheres, que passam por um momento de tamanha fragilidade, encontrem nesse espaço reservado um incentivo para procurarem ajuda.
A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. É um espaço reservado e privativo, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha.
Dentre as diversas falas das autoridades presentes ficou a mensagem de que “em briga de marido e mulher, sim, devemos meter a colher!” Denuncie! Que possamos encorajar mais mulheres a romper com esse ciclo de violência.
Via: Prefeitura de Faxinal do Soturno
Foto: Reprodução