Sicredi amplia projeto de Educação Financeira para mais 29 escolas da região
- 18/03/2024
- 0 Comentário(s)
O conhecimento sobre a educação financeira transforma a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo. Na região, o assunto ainda carecia de debate, o que começou a mudar há três anos, quando a Sicredi Centro Serra RS iniciou a Jornada da Educação Financeira em algumas escolas.
A iniciativa visa contribuir para a formação e protagonismo de uma população mais preparada para tomar decisões financeiras com maior autonomia e consciência, apoiando a construção de uma sociedade financeiramente sustentável, com condições de desenvolvimento pessoal e coletivo. Desde a sua criação em 2022, o programa buscou conscientizar jovens sobre a importância da organização financeira.
Neste ano, serão 10 municípios que participarão do programa, sendo eles: Agudo, Arroio do Tigre, Candelária, Cerro Branco, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Vale do Sol.
O QUE É O PROGRAMA?
A Jornada de Educação Financeira nas Escolas é um programa de educação cujo objetivo é oportunizar à comunidade escolar, saberes voltados a temática da educação financeira respeitando os diferentes contextos das comunidades, conectada ao currículo escolar, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na região Centro Serra, o programa foi lançado e implantado em 2022 nas escolas municipais: Barão do Rio Branco de Lagoão e Santos Reis de Agudo, contemplando professores e estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. No ano de 2023 expandiu-se para sete escolas e em 2024 serão 36 escolas participantes do programa, o que mostra o sucesso da Jornada de Educação Financeira na região.
Investimento promove conhecimento aos jovens
O sucesso da iniciativa fez com que mais escolas demonstrassem interesse, o que aumentou o número de escolas inscritas no programa de sete para 36 neste ano. Conforme as assessoras pedagógicas do programa, Micheli Cazarolli e Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, o resultado positivo vai muito além da sala de aula. “O programa tem o propósito de ser uma aprendizagem ao longo da vida, ressignificando os conhecimentos já adquiridos e provocando uma mudança de hábitos e atitudes”, salientam.
Ainda, as profissionais ressaltam que o acesso ao conhecimento sobre educação financeira fortalece o tecido social das comunidades na totalidade. “As pessoas com habilidades financeiras sólidas estão menos suscetíveis a problemas como endividamento excessivo, carência de acesso a serviços financeiros apropriados ou falta de planejamento para o futuro”, concluem.
Assim, a atuação nas escolas resulta em comunidades onde as pessoas encontram mais oportunidades para prosperar e contribuir de forma positiva para o desenvolvimento econômico e social. Os alunos que participam da iniciativa contam com conhecimentos sobre administração de finanças, consumo conscientemente, gestão de dívidas, redução da inadimplência, melhorara da qualidade de vida, entre outros assuntos.
Expectativa para o programa está alta
Quem já teve a sensação de que nunca usaria no dia a dia o que estava aprendendo na escola? É um sentimento bem comum, não é mesmo? Tudo o que estudamos é importante, claro, mas, por outro lado existem temas relevantes e muito presentes em nossas vidas que não costumam ser ensinados na escola, como a educação financeira. Assim, para que todos estejam cientes do programa, até o dia 04 de abril as escolas que participam do programa sediarão encontros para explicar aos pais dos alunos sobre os objetivos da iniciativa e sua metodologia.
Para a diretora da EMEF Willibaldo Michel, de Alto Castelhano, no interior de Vale do Sol, Niege Haas, o ensino da educação financeira era um anseio antigo da comunidade escolar. “A expectativa é grande, pois será a primeira vez que iremos trabalhar com isso. Já havíamos percebido há muitos anos que tinha necessidade de ensinarmos isso. Muitas crianças não têm noção do dinheiro, então é importante que elas já desde cedo possam entender que ele tem um significado importante e não deve ser utilizado de qualquer forma”, conclui.
ESCOLAS INSCRITAS NA JORNADA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM 2024
AGUDO
EMEF Sete de Setembro
EMEF Santos Reis
EMEF Dom Pedro II
ARROIO DO TIGRE
EMEF Balduíno Thomaz Brixer
CANDELÁRIA
EMEF Cristo Rei
EMEF Barão do Rio Branco
EMEF Percílio Joaquim da Silveira
EMEF Adão Jaime Porto
EMEF São João La Salle
EMEF São Paulo
EMEF Christiano Affonso Graeff
EMEF Francisco Hubner Filho
CERRO BRANCO
EMEB Augusto Schultz
EMEB Carlos Muller
EMEB David Unfer
ESTRELA VELHA
EMEF Álvaro Rodrigues Leitão
IBARAMA
EMEF Edwaldo Henrique Drews
EMEF Luis Augusto Colombeli
LAGOA BONITA DO SUL
EMEB Rainha dos Apóstolos
EMEB Vergílio Luiz Francisco da Silva
LAGOÃO
EMEF Otaviano Paixão Coelho
EMEF Barão do Rio Branco
EMEF São Salvador
PASSA SETE
EMEF José Rech
SEGREDO
EMEF Germinio Rubert
EMEF Pedro Silveira
EMEF Waldemar Wolff
SOBRADINHO
EMEF Seomar Mainardi
EMEF São Valentin
EMEF Adolfo Sebastiane
VALE DO SOL
EMEF Maria Prado
EMEF Felipe dos Santos
EMEF Nossa Senhora da Glória
EMEF Willibaldo Michel
EMEF Daltro Filho
EMEF São João Batista